domingo, 14 de novembro de 2010

nada&tudo

Li e reli sua indagação; Pagu queria e queria saber por que os liberais-conservadores pregam a doutrina do durar, ensinando, desde já e desde sempre, a prole a não desperdiçar, não esbanjar, não fazer uso de.


Certa vez expliquei o motivo pelo qual passei tempo demais achando que o querer era preferível ao ter. O motivo foi traduzido por mim como pura covardia, que por sua vez revelou-me como sua hospedeira. Descobri então que nem sempre — que raramente — o querer se sobrepõe ao que há e ao que é (a não ser que haja e que seja uma vontade permanente e irrealizável). O que há e que é perdura e continua durante tempo indeterminado — de preferência, um longo tempo. Perdura e continua, porém não no sólido, no tangível. O ter permanece em algum lugar inconsistente, distante, espectral, pois o ter de qual falo é ter um amigo, uma embriaguez, uma canção, um beijo, uma palavra. Já o ter do qual falam os liberais-conservadores que a atormentam, Pagu, é o ter gasolina para o carro e deixá-la pra depois, ter bebida na geladeira ao invés de no gargalo, ter comida na dispensa e e não no paladar. Um ter errôneo, que faz com que pensem que ainda há algo em suas vidas que possa ser salvo, ou um ter econômico e estável que confundem com um ter eterno e duradouro. Mas o que têm não passa de matéria inerte. Matéria inerte que cultivam pela falta de inconsistência de suas vidas. Vidas rijas e sólidas, mas sem impetuosidade, cheia de nexos, de sermões, de conservantes. Uma tal inércia que não preenche, nem nunca preencherá nada.

Não acho que seja algum espírito capitalista, ou algo assim... Simplesmente falta neles, Pagu, o que temos, apesar de termos, tecnicamente, nada.

Beba seu vinho, não espere até que vire vinagre. Não espere até que o pão encha-se de bolor, não espere até que os cigarros mofem, até que as roupas não lhe sirvam mais.

Não espere até tudo passar da validade. Ize-se, tenha em mente o ter azedo e a real extraordinariedade da nossa inconsistência. O nada... O nada converter-se-á em tudo. Ou não.

E isso importa?

2 comentários:

  1. esses liberais só desejam que dure sua posição e status; querem que dure nossas manias condicionadas e hábitos, imposições...
    gosto de separar os consumos vitais de consumismos banais, mesmo pq a vida tem DURAÇÃO e é pra JÁ.

    ResponderExcluir